Em 16 de Outubro de 2023
Às 19:30 horas
Pres. Julio Cezar Cintra Borges
Às 19:30 do dia 16/10/2023, no Plenário da Câmara Municipal de Jeriquara, localizada na Rua Jorge Abdala Bittar, 522, na cidade de Jeriquara-SP, CEP:14.450-000, foi realizada a 16ª Sessão Ordinária presidida pelo presidente Julio Cezar Cintra Borges, 1ª secretária Luciana Maria Dias Bispo e 2° secretário Carlos Roberto de Souza.
Logo após a abertura solicitou ao 2°Secretario Carlos Roberto de Souza proceder à chamada dos vereadores presentes para constatação de quórum. Feita a chamada foi constatada a presença dos vereadores: Aurea de Paula Costa Ribeiro, Carlos Roberto de Souza, Ismael Donizete Vieira Borges, Julio Cesar Rodrigues Pereira, Julio Cezar Cintra Borges, Luciana Maria Dias Bispo, Luis Paulo Vaz Machado, Marcos Sebastião dos Santos e Pedro Massino Neto.
Havendo número legal, o senhor Presidente declarou aberta a presente Sessão.
Em seguida, o Presidente pediu a 1ª secretária que fizesse a leitura da ordem do dia.
Expedientes oriundos do Poder Executivo:
Não há
Expedientes oriundos do Poder Legislativo:
Não há
Após a 2ª chamada dos vereadores feita pelo 2º secretário foi constatada a presença dos vereadores: Aurea de Paula Costa Ribeiro, Carlos Roberto de Souza, Ismael Donizete Vieira Borges, Julio Cesar Rodrigues Pereira, Julio Cezar Cintra Borges, Luciana Maria Dias Bispo, Luis Paulo Vaz Machado, Marcos Sebastião dos Santos e Pedro Massino Neto.
O Presidente declarou aberto os trabalhos da ordem do dia, não havendo matérias a serem deliberadas.
O Presidente franqueou as palavras dos vereadores que quiserem falar em tempo regimental.
O Presidente convidou Hernandez de Almeida Ferreira Cruvinel, Gerente Distrital da Sabesp para explicar o acontecimento no feriado prolongado da falta de água.
Hernandez de Almeida Ferreira Cruvinel se pronunciou primeiramente pedindo desculpas pelo o ocorrido. Explicou que com a chuva de quinta-feira ficaram sem o sistema de telemetria que avisa quando algo está errado, por isso não agiram antes. Outro acontecimento foi que ficaram sem energia no poço P2. Houve também um ocorrido de um bambuzal próximo as torres de energia que caiu nas afiações e os disjuntores desarmaram. Quando foi solucionado não havia energia, apenas uma meia-fase. Foi acionado a CPFL na sexta-feira e so foi resolvido no domingo. No sábado foi instalado gerador que ficou funcionando até no domingo.
O Vereador Pedro Massino Neto comentou que vale a pena não privatizar a Sabesp, pois foi um privilégio receber o Gerente que fez a explicação do ocorrido. Se fosse privatizada isso não iria ocorrer.
O Presidente disse que quando ocorreu a falta de água entrou em contato com o gerente Hernandez e explicou exatamente o que foi explicado na sessão, divulgou no grupo dos vereadores as informações e o Vereador Julio Cesar Rodrigues Pereira também interagiu. Falou que todo o contribuinte que paga quer um bom serviço, os vereadores foram atrás para saber o que estava acontecendo, por ser uma empresa do Governo, eles ficaram em cima, mas tinham que esperar paras saber ao certo o que estava acontecendo. O Vereador Ismael Donizete Vieira Borges fez o convite para o Hernandez estar presente, os outros Vereadores, o Prefeito e a Primeira-Dama fizeram o possível para o problema ser solucionado.
O Vereador Luis Paulo Vaz Machado também se pronunciou que foi na Sabesp desde o primeiro dia, acompanhou todo o processo, levou lanche para os funcionários que ficaram lá o dia inteiro solucionando o problema. Disse que a Sabesp foi muito julgada, mas o problema foi na CPFL que estava apenas com meia-fase. Agradeceu também o Marcos Sebastião dos Santos, a Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal pela festa do dia das crianças.
O Vereador Marcos Sebastião dos Santos parabenizou o Reginaldo, Agente de Saneamento, pela atenção a todo momento passando informações do que estava acontecendo. Parabenizou também o Luis Paulo Vaz Machado que acompanhou todo o processo. Perguntou ao Hernandez o que será feito para evitar que aconteça novamente essa falta de água, o que o Poder Executivo e Legislativo pode ajudar, talvez deixar um gerador de reserva.
Hernandez de Almeida Ferreira Cruvinel respondeu que o que ocorreu foi a chuva muito forte. A Sabesp e a CPFL tiveram seus sistemas prejudicados simultaneamente. A questão do gerador, não tem um histórico de falta de energia tão prolongado que justifique um gerador reserva. Quando acontece uma situação dessa, a própria CPFL instala um no local. A Sabesp tem geradores portáteis em Franca, então quando há necessidade, convoca uma equipe e instala no local. E se caso não houver em Franca algum dia, tem geradores que podem ser alugados, então por ser uma cidade pequena, não há necessidade de ter um gerador reserva. Na cidade tem dois bons reservatórios. O problema mesmo foi ficar sem o sistema de monitoramento.
O vereador Carlos Roberto de Souza comentou que mora na parte alta da cidade e que sempre foi a mais prejudicada. Parabenizou a Sabesp e a CPFL pela eficiência. Disse que retirou três arvores que foram derrubadas pelo vento da tempestade, então foi em acidente tudo o que aconteceu.
A vereadora Áurea de Paula Costa Ribeiro disse que em sua casa que fica na parte baixa da cidade não faltou água. Agradeceu a presença do Gerente da Sabesp.
O vereador Julio Cesar Rodrigues Pereira também agradeceu a presença do Gerente Hernandez, concordou com a fala do vereador Pedro Massino Neto sobre a privatização. Se fosse privatizada não teria dado satisfação. Agradeceu a parceria, ao Reginaldo. Realmente foi um acidente.
O Ismael Donizete Vieira Borges agradeceu a presença do Hernandez. Disse que foi feito o convite, pois sentiram a necessidade de uma explicação sobre o fato. Parabenizou a empresa, o Reginaldo. Elogiou o Hernandez por sua hombridade. Pontuou sobre o bambuzal, perguntou se teria como fazer uma averiguação junto com a CPFL sobre os pontos, se tem possibilidade de acontecer o mesmo, assim já poderá tomar atitudes para prevenir.
Hernandez de Almeida Ferreira Cruvinel disse que está em andamento sim essa questão, já estão investigando os pontos para fazer uma manutenção.
A Luciana Maria Dias Bispo disse que faz dela as palavras de gratidão de todos os vereadores pela presença dando explicação pelo o ocorrido. Agradeceu também ao Reginaldo pela atenção e prontidão. Teve um respaldo de excelência da Sabesp. Agradeceu também ao vereador Marcos Sebastião dos Santos pelo evento do dia das crianças, foi um dia de muita alegria.
O vereador Carlos Roberto de Souza comentou sobre a poda de arvores como prevenção, que a um tempo atrás caiu uma arvore muito grande de frente a Escola Olivia Peixoto, foi um transtorno, ele tirou e tem mais arvores lá grandes que também vao cair, então seria bom já tirar para evitar mais transtornos.
O Presidente agradeceu a presença do Hernandez, a força de vontade, falou que a Casa de Leis está com as portas abertas para a Sabesp e para a CPFL. Reginaldo, André, Jose Eduardo, são todos funcionários empenhados a fazer um bom trabalho. Parabenizou a todos os professores pelo dia dos professores e ao Marcos Sebastião pelo evento, pelo apoio do Executivo e do Legislativo.
Não havendo explanação dos vereadores, como conta na ATA Digital da reunião, o Presidente Julio Cezar Cintra Borges declarou encerrada a 16ª Sessão Ordinária.
Estará disponibilizada no site institucional a Ata Digital, na integra.
Jeriquara/SP, 17 de Outubro de 2023